Did the Fed Cause the Housing Bubble?

No passado dia 11, Alan Greenspan publicou um artigo no WSJ (“The Fed Didn’t Cause the Housing Bubble”) em que procuraval ilibar a Reserva Federal (e logo também a si) de qualquer responsabilidade na criação da bolha imobiliária e da crise financeira. Neste artigo, Greenspan responde a John Taylor que noutro artigo do WSJ (“How Government Created the Financial Crisis”) apontava o dedo à actuação do Fed e do governo americano. (*)

Para comentar o assunto o WSJ reuniu um painel constituido por David Henderson, Gerald P. O’Driscoll, Todd J. Zywicki, David Malpass, Judy Shelton e Vincent Reinhart. O resultado final é 4.5-1.5 a favor da “condenação” do Fed. Chamo a vossa atenção para as contribuições de O’Driscoll e Zywicki.

Aproveito também para sugerir a leitura deste post do Macro and Other Market Musings.

(*) Relativamente ao artigo de Greenspan, chamo também a atenção para os avisos que ele faz acerca da tentação de aumentar a regulação nos mercados financeiros. Isto pode explicar a razão pela qual, contrariamente ao que sucedeu com a sua audição pelo Congresso em Outubro de 2008, este artigo fosse pouco publicitado.

Anúncios
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: