Abençoado socialismo

O presidente da Comissão Episcopal de Pastoral Social (CEAS), D. Carlos Azevedo, criticou esta manhã o actual modelo económico “injusto, indecente, desigual, desproporcionado e agrava a pobreza e a exclusão social”.

Ao ler as supracitadas declarações assalta-me uma enorme dúvida. Estará D.Carlos Azevedo a referir-se à ao estado social(ista) que anualmente consome metade da nossa riqueza e que nos tem condenado ao empobrecimento ou ao resto da economia que é forçada a alimentar o crescimento do “monstro” despesista?

Para tentar esclarecer procuro a mesma notícia noutra publicação:

“Não são as pessoas que estão ao serviço da economia mas a economia que está ao serviço das pessoas e dos povos, ao serviço do bem comum, sem deixar de lado os vulneráveis”, acrescentou.

Estou esclarecido. Trata-se de uma apologia do socialismo e sou eu que estou equivocado. Afinal, o que o Sr. Bispo chama “economia” é um ser consciente e não o resultado das interacções livre e descentralizadas dos individuos. Devemos pois colocar (obrigar?) esta entidade ao serviço do monstro despesista bem comum. Tem dado um excelente resultado. Em Portugal, por exemplo.

Anúncios
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentários

  • marques263  On 14/09/2010 at 14:38

    Caro Miguel, fico muito feliz que esteja de volta. Segui o Intermitente original e quando passou para o Insurgente ainda o segui mas para ser honesto era um projecto que não me entusiasmava. Havia demasiadas pessoas a escrever, algumas delas pouco interessantes, com uma concepção estranha de liberalismo (daquelas que dizem: eu sou a favor da liberdades, mas… isto e aquilo não devia acontecer) e com tendência para entrar em discussões pouco interessantes que assentam mais em bocas e apartes cínicos do que propriamente comentário! Bom, seja como for ainda bem que voltou.

    Pedro

Trackbacks

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: