A liberdade de ofender

A nova publicidade dos gelados Antonio Federici mostra uma freira grávida a comer um gelado da marca, está a causar uma forte polémica. A campanha vai mais longe e apresenta slogans como “imaculadamente concebido” e “o gelado é a nossa religião”. O regulador da publicidade no Reino Unido – a Advertising Standards Authority (ASA) – já proibiu a publicidade por considerar ofensiva para os crentes, especialmente para os católicos.

Na meu humilde julgamento não vislumbro qualquer ilícito que justifique tal decisão. Afrontar convicções alheias, ainda que recorrendo a imagens de gosto duvidoso, não deve ser proibido num país que preze a liberdade individual. A decisão de as publicar os anúncios apenas deverá dizer respeito a editores e proprietários da publicações. Da mesma forma, quem se sentir ofendido é livre manifestar a sua discordância desde que não coloque em causa a integridade fisica, a propriedade ou liberdade de terceiros. Na sua ânsia de evitar ferir qualquer tipo de susceptibilidades, a ASA coloca em causa a tradição britânica da liberdade transforma os seus cidadãos em crianças mimadas a quem deve ser poupada qualquer tipo de angustia.

Anúncios
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentários

  • Luís Cardoso  On 16/09/2010 at 11:41

    Como católico, não podia estar mais de acordo.
    Felicito-o pela forma eloquente e sintética sob a qual resumiu a situação.
    Talvez acrescentasse que fica ao critério dos que se sentem ofendidos, ou de outro modo perturbados pela campanha consumir ou não o produto anunciado.
    Cumprimentos,

  • Miguel  On 16/09/2010 at 11:45

    “Talvez acrescentasse que fica ao critério dos que se sentem ofendidos, ou de outro modo perturbados pela campanha consumir ou não o produto anunciado.”

    Talvez devesse ter sido mais explícito mas quando me refiro a “manifestar a sua discordância” estava também a pensar nisso. Outra forma de protesto seria apelas explícitamente ao boicote desde que respeitassem as três condições que referi.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: