Humor de perdição

Excerto de “Os Dias Contados” de Alberto Gonçalves (Diário de Notícias)

Bastou que o projecto de revisão constitucional do PSD considerasse a mera hipótese de alienação dos canais televisivos estatais para que as tropas se mobilizassem. E mobilizaram-se tão rapidamente que Arons de Carvalho, uma sumidade que só desce à Terra quando o estatuto da RTP é ameaçado, já se encontra a liderar um abaixo-assinado contra uma privatização que não existe, não se sabe quando existirá e nem sequer se sabe se virá a existir.

Rapidez à parte, o importante é que o dr. Arons não se apresenta sozinho: com ele, todos janotas, vêm dois argumentos a favor da manutenção da RTP (e da RDP) ao serviço do Governo, perdão, do público.

O primeiro argumento é o do custo. De acordo com o dr. Arons, cada português paga, pela televisão e rádio públicas, uns singelos dois, três euros mensais, menos, conforme ele apropriadamente lembra, do que um bilhete de cinema, ou 27,6 euros anuais, menos do que 12 bilhetes de cinema. Os montantes tornam-se ainda mais irrisórios ao constatarmos que, nos últimos nove anos, apenas se despejaram 2,4 mil milhões de euros na RTP, menos do que mil milhões de bilhetes de cinema das sessões baratinhas.

O segundo argumento do dr. Arons é o do benefício. Na sua sábia perspectiva, os media públicos oferecem, a troco dos mencionados trocos, a “diversidade”, maravilha que o dr. Arons exemplifica com os “programas para minorias”. Dado que a RTP ainda não emite produtos destinados a anões, zulus ou transexuais, presumo que as minorias em causa sejam as que vêem as conversas “culturais” da RTP2 ou os concursos daquele sr. Malato. Mas as vítimas de encefalopatia crónica também são gente.

A terminar, o dr. Arons avisa que quem adquirisse a RTP o faria unicamente pelo lucro, esse monstro que hoje se afugenta com galhardia, e prevê que a privatização seria, cito, uma tragédia. Evidentemente, o dr. Arons prefere a comédia.

Anúncios
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: