Chega de desculpas

O ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos, acusou hoje os partidos da oposição, em particular o PSD, de “enganarem” os portugueses quando transmitem a ideia de que Portugal pode resolver os seus problemas sem medidas de austeridade adicionais.

1. Não me parece que o PSD não defenda a necessidade de medidas adicionais. Alias, até já as defende há muito mais tempo que o PS. Recordo que na legislativas de 2009 enquanto Sócrates prometia aumentar a despesa (supostamente para “estimular a economia”), Manuela Ferreira Leite defendia a urgência na contenção dos gastos públicos. É visível o resultado da “escolha” em aumentar o défice e o efeito destrutivo nas contas públicas e na credibilidade externa.

2. Se o Ministro Teixeira dos Santos defende a necessidade de “medidas adicionais” podia começar por informar os portugueses o que falhou na implementação das anteriores. Desde o OE2010 que o PSD tem cedido à “chantagem da estabilidade”. Ainda assim o governo tem falhado todos os objectivos a que se propôs e continuamos insolventes. Não é ao PSD que tem cabido a execução dos programas, logo, se existe alguma culpa que lhe seja imputável é o de ter “aparado” todas as golpadas e incompetências do governo.

3. Chega de medidas a “conta-gotas”. Precisamos de um governo que olhe para a situação de forma realista e se preocupe mais com a sua resolução do que mascarar as estatísticas e negar a realidade. Urge reconhecer que nos estamos a financiar a taxas incomportáveis, que estamos insolventes e que a consolidação orçamental deve ser feita reduzindo de forma estrutural e significativa a despesa pública.

JÁ BASTA!

Anúncios
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: