A queda para o socialismo

Mantendo a tendência dos últimos anos, Portugal volta a cair (de 64º para 69º) no ranking do Index of Economic Freedom. Corroborando outras análises, a decomposição do índice (ver quadro supra) mostra que os problemas continua a ser os mesmos e continuam por fazer as reformas fundamentais. A análise de Franquelim Alves a propósito da edição do IEF 2007 continua (infelizmente) plenamente válida

Portugal pontua muito bem na liberdade comercial e nas áreas da política monetária, na atracção do investimento estrangeiro e na política de rendimento e preços e de protecção de direitos mas perde para os seus concorrentes na politica fiscal, no nível de intervenção do Estado na economia e na excessiva regulamentação.

O estudo afirma que Portugal continua a viver com uma administração pública burocrática e pesada em que os processos de decisão e aprovação de projectos continuam a ser muito lentos e envolvem uma excessiva burocracia. Pesa, também negativamente, a existência de leis laborais que dificultam processos de reestruturação indispensáveis à modernização da economia.

(…)

O estudo da “The Heritage Foundation” evidencia, mais uma vez, o efeito destruidor de riqueza das políticas proteccionistas e intervencionistas e constitui uma alerta contra as tendências anti liberdade económica que continuam a ter o seu peso na “velha” Europa continental e noutras partes do Mundo. A liberdade deve ser um bem inalienável em todas as suas dimensões – política, social, religiosa e económica – não havendo qualquer motivo para que exclua a dimensão económica do conjunto das liberdades por que qualquer sociedade avançada deve lutar.

Note-se que em 2007 ainda não havia uma crise internacional para desculpar a incompetência do governo socialista. Esta apenas veio a tornar mais visíveis as nossas debilidades e a necessidade de reformas estruturais.

Anúncios
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: