Uma péssima ideia

Sempre preocupada com a expansão do seu orçamento, ainda para mais numa altura de crise, a União Europeia procura formas de se financiar directamente por forma a ultrapassar as resistências dos países-membros pouco dispostos a financiar os seus ambiciosos projectos. Uma ideia que parece estar a ganhar algum apoio é a introdução de uma Taxa Tobin sobre as transacções financeiras. O seu primeiro proponente, James Tobin defendia a introdução desta como forma de desencorajar as operações de curto prazo (originalmente no mercado cambial) e não como forma de financiamento. Aliás, a experiência demonstra que as receitas da taxa costumam ser reduzidas e bastante abaixo das estimativas. O que não surpreende. Corroborando as leis económicas. um imposto actua como um incentivo negativo. O contrário só encontra fundamentação teorica no campo da afamada Alfama School of Economics. 

Como já aqui escrevi mesmo o efeito sobre a especulação  não é mesmo nada recomendável e pode ter  efeitos contrários aos pretendidos. Por outro lado, uma taxa deste tipo irá necessariamente (e era esse o seu objectivo) a movimentação internacional de capitais. Numa altura em que a liquidez é pouco abundante tendo-se inclusivamente verificado rupturas no sistema de pagamentos não é mesmo nada aconselhável a sua adopção. Se houvesse uma boa conjuntura para introduzir a Taxa Tobin não seria esta certamente. E os países periféricos da zona euros deviam ser os seus maiores opositores.

Por último, estando todos os governos obrigados a reduzir os seus gastos não se entende porque deverá o orçamento comunitário continuar a crescer.  Aliás, o que precisamos é de uma UE mais reduzida nas suas ambições e nãode mais projectos megalómanos, regulamentos e eurocratas.

Anúncios
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: