O líder da BDI (confederação empresarial alemã) defende a saída da Alemanha do euro e a criação de uma nova moeda transnacional em conjunto com a Finlândia, a Áustria e a Holanda que funcionaria à imagem do antigo marco alemão. É o regresso da ideia do “eurinho e do eurão”
Não se espante se apesar da oposição da classe política e intelectual portuguesa existirem cada vez mais eleitores (e contribuintes) alemães a aceitar esta ideia.
Comentários
“Não se espante se apesar da oposição da classe política e intelectual portuguesa ”
Será que haveria essa oposição? Afinal, os argumentos usados por muitas pessoas para defender que a Alemanha pague mais (nomeadamente o argumento “não pode haver moeda comum sem orçamento comum”) até implicaria que isso fosse uma espécie de mal menor.
Pondo de outra maneira, penso que os ladrões de bicicletas não se incomodariam com a ideia, mas se calhar o jugular já.
Mas os Jugulares representam o “mainstream” enquanto a opinião dos Ladrões é marginal.
Trackbacks
[…] E se a Alemanha sair do euro? Por Miguel Noronha. Classificar isto: Share this:FacebookTwitterStumbleUponEmailMaisPrintDiggLinkedInGostar disto:GostoBe the first to like this post. Deixe um Comentário […]
[…] e o Ricardo Arroja avançam com uma interessante explicação alternativa. Lembram-se disto e disto? Share this:Gostar disto:GostoBe the first to like this post. By Miguel Noronha, on 24/11/2011 at […]