Quem te manda a ti sapateiro tocar rabecão? (2)

Como é seu hábito, o Daniel Oliveira compensa uma profunda ignorância em matérias económicas com uma grande dose de whishful thinking. E nem se dá ao trabalho de verificar se aquilo que publica corresponde à verdade. Deixo aqui dois exemplos da sua última crónica no Expresso.

“Os Estado e as famílias estavam endividados por anos de demissão fiscal dos mais ricos e de uma desigualdade na distribuição dos rendimentos da economia (…) que teve de ser compensada pelos dinheiros públicos e pelo crédito.”

Como se pode verificar no gráfico supra, a receita fiscal nos países da UE e mesmo da zona euro cresceu pelo menos 40%. Tendo sido também esta a altura em que se verificou o grande aumento do endividamento público não estou a ver onde é que se encaixa a “narrativa” da segunda ter dívida ter aumentado devido à míngua de receitas. Também não estou a ver como relacionar isto com “desigualdade na distribuição dos rendimentos”. Provavelmente nem ele sabe.

“Havia ali uma oportunidade de negócio e os ba[n]cos, descapitalizados pelos seus próprios erros, voltaram-se para as dívidas soberanas. Era ali que estava o jogo onde poderiam ficar a ganhar. Salvos pelos Estados, estava na altura de esmifrarem os Estados.”

Esta história é muitíssimo estranha. Julgava eu que os yields da dívida soberana apenas tinha começado a subir em meados de 2010. Podem verificar no gráfico supra a evolução das títulos gregos a 10 anos. Não estou bem a ver como é que os bancos “esmifraram” os estados neste contexto. Mas ele lá deve saber.

Anúncios
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: