Acerca da comemoração do 5 de Outubro de 1910

A 5 de Outubro de 1910 um punhado de revoltosos depôs o rei e instaurou um regime republicano que se revelou extremamente intolerante, autoritário, instável e tumultuoso. Acabou por matar ou exilar muitos daqueles que se lhe opunham e queriam um regime verdadeiramente democrático. Não admira que uma década e meia depois a ditadura militar tivesse sido recebida como alívio pela grande maioria da população e a memória traumáticas da Iª República tivessem facilitado a instauração e a longevidade da ditadura do Estado Novo.

 Sem renegar nada do que aqui escrevi, se me dessem a escolher entre o regime monárquico deposto e a república jacobina não hesitaria em escolher a primeira. Sinceramente, mesmo em republicanos convictos custa-me a entender a insistência a comemorar a implantação de tal regime. A verdade republica democrática e tolerante só foi fundada após a queda do Estado Novo e devia comemorar-se a 25 de Abril (não só a data do golpe mas também das primeiras eleições) ou a 25 de Novembro (quando finalmente foi afastado o espectro da ditadura comunista).

Anúncios
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Trackbacks

  • […] Acerca da comemoração do 5 de Outubro de 1910. Por Miguel Noronha. A 5 de Outubro de 1910 um punhado de revoltosos depôs o rei e instaurou um regime republicano que se revelou extremamente intolerante, autoritário, instável e tumultuoso. Acabou por matar ou exilar muitos daqueles que se lhe opunham e queriam um regime verdadeiramente democrático. Não admira que uma década e meia depois a ditadura militar tivesse sido recebida como alívio pela grande maioria da população e a memória traumáticas da Iª República tivessem facilitado a instauração e a longevidade da ditadura do Estado Novo. Classificar isto: Share this:FacebookTwitterStumbleUponEmailMaisPrintDiggLinkedInGostar disto:GostoBe the first to like this . Deixe um Comentário […]

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: