Quem te manda a ti sapateiro tocar rabecão (5)

O mal de repetirmos sentenças alheias em assuntos nos quais, clara e minimamente,  não dominamos é que arriscamos a ser repetidores de falácias grosseiras. Este risco é potenciado quando a fonte utilizada também está claramente fora da sua “zona de conforto”.

Um caso exemplo do que acima referi é o deste blogger que “simplesmente” se limita a repetir este artigo de Ferreira Fernandes sobre uma descida de notação da dívida grega em 1931 pela Moody’s que teria causado grandes infortúnios ao país e conduzido, anos mais tarde, à ditadura fascista do General Metaxas (que curiosamente enfrentou e derrotou a Itália fascista quando esta o tentou invadir em 1940/41). Ora Ferreira Fernandes pode ser um bom cronista mas se quiser falar sobre temas económicos necessita verificar a veracidade dos factos que relata e dedicar-se ao estudo da questão.

Aproveito para esclarecer os factos em causa. Um rápida pesquisa sobre o tema na wikipedia permite clarificar a questão. Leiam os dois curtos parágrafos sobre o período temporal em questão (“Dichotomization of the drachma” e “The Great Depression”).  Nos anos 20/30 do século passado (tal como agora) a Grécia não necessitou da “ajuda” das agências de notação para destruir a sua moeda e a economia. Os gregos mostram ser capazes de sozinhos darem boa conta do recado. E recordo que bastava recordar a mais que conhecida conjuntura económica internacional do período histórico em causa (aos anos30) para levantar suspeitar quanto à tese de Ferreira Fernandes.

Que este episódio nos sirva a todos de lição. A começar por mim.

Anúncios
Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Comentários

  • Não vejo em que é que demonstra saber tanto “disto” que lhe permita “mandar calar” os outros. Aliás, achar que “isto” é “Economia”, é um erro básico. Mas, enfim, é um estilo consistente, por aí não falha.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: